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30/08/2017

O que é o Google AdWords?

Trata-se do sistema de publicidade no qual os anunciantes inserem os anúncios que querem ver publicados nos resultados das buscas do Google e na rede de parceiros Google Adsense

Google AdWords é o programa de publicação de Anúncios do Google. Por meio dele, é possível que qualquer anunciante publique e gerencie os anúncios que serão exibidos nos resultados de pesquisa do Google, definindo requisitos como idade, sexo, região geográfica, escolaridade, entre outros, atingindo milhões de pessoas através da Internet.

Certamente você já deve ter reparado que quando realizamos qualquer pesquisa no Google aparecem alguns resultados na primeira página com uma pequena tarja ao lado, indicando que são anúncios.

Estes resultados são realizados por uma plataforma chamada Google AdWords, ou seja, são anúncios pagos por empresas ao Google para que possam aparecer nos resultados de pesquisa da Primeira Página do Google, segundo a palavra, termo ou frase digitada por um usuário que esteja pesquisando produtos, serviços ou qualquer outra informação útil.

É um excelente negócio, afinal, nada mais pertinente do que exibir um anúncio em destaque e que vá de encontro ao que as pessoas estão buscando, no momento exato em que elas estão pesquisando por algum produto ou serviço no Google!

Google AdWords e a evolução da Internet

Os últimos anos foram essenciais para determinar os novos rumos da publicidade online. Para se ter uma ideia, em 2015, o número de smartphones superou o número de computadores nas residências do país. Em novembro de 2016, o uso da internet através dos smartphones superou o de computadores.

Os smartphones já podem ser considerados um bem indispensável no dia a dia das pessoas, não só para trabalho, mas também para diversão e entretenimento. Logo, com o aumento do seu uso, aumentou também o número de pessoas fazendo buscas no Google por meio deles.

Desse modo o Google, através de análises comportamentais e de usabilidade, realizou uma série de alterações na plataforma do AdWords com o objetivo de acompanhar essa evolução a fim de manter o sistema gerando cada vez mais lucros para a empresa, anunciantes e parceiros.

Como funciona o Google AdWords?

O sistema de gerenciamento e publicação dos anúncios do Google inclui o Google AdWords, os resultados da busca do Google e anúncios exibidos em site parceiros chamados de Google AdSense da seguinte maneira:

  • Google Adwords: sistema de publicidade no qual os anunciantes inserem os anúncios que querem ver publicados nos resultados das buscas do Google e na rede de parceiros Google Adsense. Para tanto, o anunciante deverá pagar um valor por clique que varia de acordo com o grau de concorrência da palavra-chave escolhida;
  • Anúncios no resultado das buscas do Google: conforme a palavra-chave digitada pelo usuário na busca do Google, o Google AdWords encontra em seu banco de anúncios os que possuem conteúdo relacionado com aquela palavra-chave e os exibe na página de resultado da busca;
  • Anúncios na rede de parceiros do Google AdSense: o sistema localiza na rede de parceiros do Google Adsense um blog/site cujo conteúdo esteja relacionado ao produto anunciado. O Google permite ao site parceiro utilizar a tecnologia de gerenciamento de anúncios Adsense pagando um percentual do valor do clique a ele.

Como foi dito anteriormente, a palavra-chave é aquela frase, termo ou palavra que define se o seu anúncio aparecerá ou não para aquele usuário. É a partir dela que o Google irá determinar a relevância do seu anúncio para a busca específica realizada pelas pessoas em computadores, tablets ou smartphones.

Além disso, é importante salientar o fato de que o Google faz uma avaliação da qualidade da propaganda feita, avaliando-a com notas que vão de zero a dez. Entre os pontos que fazem uma propaganda ter uma nota alta está a taxa de cliques, a qualidade da página para qual a pesquisa foi direcionada após clicar no anúncio e a importância do anúncio em relação à frase ou a palavra-chave digitada.

Quais as Principais vantagens do Google Adwords?

  • 1. Agilidade: apenas com um cartão de crédito pode-se iniciar uma campanha de alcance nacional/internacional em minutos; além de pagamentos com boleto bancário.
  • 2. Conhecimento: os anúncios no Google AdWords geram um grande volume de informações sobre o mercado e o mostra o comportamento do consumidor, o que é de grande valia para o anunciante;
  • 3. Controle total de custos: o sistema do Google Adwords permite ao anunciante o controle total sobre os valores investidos, desempenho dos anúncios e das receitas obtidas, facilitando muito as estratégias e tomadas de decisões.

É possível estipular quanto será gasto por dia, por mês e por campanha. Também é possível fazer com que a cobrança seja realizada apenas quando o anúncio receber cliques (CPC), a cada 1000 impressões (CPM) ou somente quando ocorrer alguma conversão no site.

Rede de Pesquisa do Google

Rede de Pesquisa do Google engloba os sites da Google e sites parceiros que têm a funcionalidade de pesquisa, como o Google ShoppingGoogle Maps e o Google Imagens, bem como os sites que incorporaram a função pesquisa personalizada.

O anunciante cria os seus anúncios e escolhe as palavras-chaves e outros tipos de segmentação relacionados com o seu produto ou negócio e quando as pessoas pesquisarem por essa palavra-chave no Google, o anúncio será exibido juntamente com os resultados da pesquisa.

Apenas Rede de Display do Google

Quando você opta pela opção Rede de Display do Google os mesmos não serão exibidos em resultados de busca, ou seja, não aparecerão como resultados em destaque na página de pesquisa, no entanto, aparecerão em mais de um milhão de canais possíveis e diferentes da rede do Google.

Rede de Display é composta por sites do Google muito conhecidos como YoutubeBloggerGmail, bem como por milhares de blogs/sites parceiros que exibem conteúdos relevantes ao seu anúncio e que oferecem espaço para afixar anúncios em áreas especiais e de visibilidade, na forma de banners, textos e vídeos, através do programa do Google Adsense.

Rede de Pesquisa do Google com Exibição em Display

Esse é o tipo de anúncio mais recomendado para quem está ingressando no Google AdWords, isso porque ele irá ter como opção tanto a Rede de Pesquisa como a Rede de Display, isso fará com que você tenha a opção de fazer uma campanha mais abrangente em relação ao público alvo.

Isso possibilita você descobrir qual é o seu público alvo, para que em seguida você restrinja a campanha a potenciais consumidores de seu produto, segmentando sua campanha com maior eficiência.

Formatos de anúncios do Google Adwords

1. Anúncios de textos: seu anúncio é exibido perto dos resultados de pesquisa no Google quando as pessoas pesquisam pelos produtos ou serviços que você oferece;
2. Anúncios gráficos: são anúncios exibidos em mais de dois milhões de sites de notícias, blogs e sites especializados. Dessa forma, seu anúncio é exibido de forma direcionada ao seu público-alvo;
3. Anúncios em vídeo: criação de anúncios atraentes em vídeos, envolvendo e chamando a atenção dos clientes no Youtube e em sites parceiros que também exibam vídeos;
4. Anúncios de aplicativos: Promove seu aplicativo exibindo anúncios em toda a rede do Google.
Funcionalidades do Google AdWords

Google AdWords é um instrumento que pode ser usado para qualquer modalidade de negócio, pequeno ou grande. Isso porque é uma forma de divulgação através do Google, o buscador mais usado no mundo.

Por isso não importa se o seu objetivo é anunciar sua loja, restaurante ou um e-book. O que vai te levar ao sucesso é a segmentação precisa de quem irá visualizar esse anúncio.

Falando em segmentação, o Google AdWords disponibiliza funcionalidades que facilitam muito encontrar seu público alvo de forma muito eficaz. Dentro da plataforma de anúncios a segmentação funciona de uma forma totalmente mensurável, ou seja, você tem acesso a informações de seu tráfego através de dados estatísticos, dentre as informações disponibilizadas, podemos citar, por exemplo:

  • Quantidade de cliques e visualizações do anúncio;
  • Quantidade de pessoas que ligaram em sua empresa através do link;
  • Porcentagem de pessoas que visualizaram e entraram em seu site;
  • Porcentagem de pessoas que apenas visualizaram, mas não executaram a ação desejada;
  • Localização, idade e faixa etária do tráfego.

Através dessas informações preciosas sobre seu público alvo, você poderá formatar seu anúncio para que ele se torne cada vez mais efetivo em relação ao seu objetivo.

O sistema de publicidade online do Google AdWords ainda permite que você pause sua campanha nos momentos de baixa visualização, como por exemplo, nas madrugadas ou finais de semana, se esse for o caso. Possibilita mudanças no layout de sua campanha e ainda você pode reiniciá-la a qualquer momento sem nenhum custo adicional.

Alto Poder de Segmentação do Google AdWords

Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas em suas pesquisas online, o Google AdWords permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz:

  • 1. Keywords (palavras-chave): os anúncios serão exibidos para as pessoas que realizarem alguma busca no Google utilizando palavras, termo ou frases que representem os produtos e serviços buscados por elas, ou que já tenham sido pesquisados através de seu histórico de navegação;
  • 2. Segmentação por tópicos e canais: a plataforma possibilita escolher algum tópico específico, e os anúncios serão exibidos em vários sites sobre tópico específico. Também é possível especificar que seus anúncios sejam exibidos diretamente nos sites que são mais acessados pelo seu público;
  • 3. Público-Alvo: com segmentação por público-alvo é possível exibir anúncios para as pessoas interessadas mesmo quando essas pessoas estiverem navegando em websites, usando aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços;
  • 4. Local de exibição do anúncio: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos: mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou blogs;
  • 5. Idade, local e idioma: a plataforma permite escolher a idade, a localização geográfica e o idioma de quem será alcançado pelos anúncios;
  • 6. Programação (dias, horários e frequência): existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas dias da semana ou em horários pré-determinados, e escolher com que frequência serão exibidos;
  • 7. Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em qualquer tipo de dispositivo (computadores, laptops, tablets e smartphones), e você também pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios irão aparecer;

Essas são as segmentações dentro do Google AdWords, que ainda conta com a possibilidade de combiná-las para exibir anúncios criativos e com relevância, tornando-os muito mais eficientes do que qualquer outro meio de mídia.

Avaliação do Retorno sobre o investimento (ROI)

Google AdWords permite ao anunciante ter acesso a informações valiosas sobre a interação do público com seus anúncios. É possível contabilizar as impressões e os cliques e, principalmente, saber se quem clicou realizou alguma conversão no site (realizou uma compra, entrou em contato por um formulário, fez download do seu aplicativo ou telefonou para realizar um pedido).

Também é possível “acompanhar” essa pessoa, e exibir novos anúncios por meio de remarketing. Tudo isso é devidamente contabilizado, para que o anunciante tenha números que vão ajudar a comprovar o ROI no Google AdWords.

Com as informações oferecidas pela ferramenta, o anunciante pode identificar quais anúncios receberam mais cliques e quais não estão trazendo resultados, priorizando o investimento onde o retorno for melhor.

Esses insights, quando devidamente acompanhados, poderão aumentar e muito o seu retorno. A plataforma permite visualizar muitos outros dados valiosos, incluindo o custo médio de publicidade que resulta em compras ou as ligações dos seus clientes feitas por anúncios para mobile.

Além disso, ferramentas de análise, como o Google Analytics não só podem como devem ser utilizadas para entender mais sobre os hábitos de compra de clientes, como, por exemplo, por quanto tempo eles pesquisam seu produto antes da compra, ou em que ponto do site estão abandonando este processo.

Baixo investimento no Google AdWords

Google AdWords é uma mídia muito mais barata do que outras tradicionais, até mesmo se o compararmos com outros sites que oferecem espaço para publicidade (por exemplo, grandes portais).

Quando analisamos o valor que é necessário para investir em mídia tradicional, como TV, rádio ou outdoor, e na capacidade de avaliar os resultados é muito difícil mensurar e efetivamente comprovar o retorno desse tipo de mídia.

No Google AdWords é possível iniciar com baixo investimento, avaliar o retorno e o comportamento do público, e então só assim aumentar o investimento, progressivamente de acordo com o retorno do investimento (ROI).

Com o passar dos anos, é normal que o custo por clique das palavras-chave de determinados segmentos se elevem. Isso se deve a entrada na plataforma de novos concorrentes. Independente disso, o Google AdWords continua sendo uma das melhores opções para se obter um rápido e mensurável retorno de investimento.

Vale levar em consideração que se as campanhas não forem feitas por alguém que entende do assunto, como uma agência especializada, que as otimiza com as devidas análises e devidos cuidados, o Google AdWords pode ser tornar bem mais caro do que deveria.

Sempre faça sua campanha com uma agência especializada no assunto, assim você terá toda a assessoria necessária para potencializar seus anúncios e alcançar os resultados desejados para sua empresa.

Quanto custa para anunciar no Google AdWords?

Quando pensamos em fazer uma divulgação o que mais nos preocupa é o valor do investimento que teremos de dispor para essa publicidade. Novamente o Google AdWordschegou para revolucionar e inovar a forma de se fazer publicidade online, isso porque oferece aos anunciantes que possuem um baixo orçamento divulgarem seus produtos e serviços da mesma forma que os grandes.

Essa forma de divulgação não pré estabelece um valor mínimo de investimento, exceto em casos em que o investidor opte por pagar através de boleto ou cartão pré-pago.

De forma rápida e simples, a cobrança é feita de maneira justa, já que você só pagará quando o cliente executar a ação desejada pré-definida por você, por exemplo, quando clicar em seu anúncio. É possível pré-definir quatro tipos de ações para que o Google AdWords entenda que a ação foi finalizada com sucesso, a saber:

  • 1. CPC (Custo por clique): é o tipo mais utilizado pelos anunciantes, pois é o que normalmente traz mais retorno. É uma opção de lances onde você só paga quando alguém clicar em seu anúncio;
  • 2. CPM (Custo por Mil impressões): aparece apenas para a categoria Rede de Display. O anunciante só pagará após o anúncio receber mil impressões (visualizações), independente da quantidade de cliques realizados no anúncio;
  • 3. CPA (Custo por Aquisição e/ou Ação): nesse tipo você só pagará após o usuário ter feito uma ação pré-definida em sua campanha quando navegar em seu site, como por exemplo, realizar uma compra, fazer um download, clicar num botão específico, etc;
  • 4. CPV (Custo por Visualização): nessa opção é você quem irá definir quanto pagará quando um usuário assistir até o final ao vídeo de sua campanha. É um tipo de anúncio mais recomendado para pessoas que já tenham sua segmentação bem definida.

Por que anunciar no Google AdWords?

Como já dissemos, o melhor anúncio é aquele que alcança as pessoas certas no momento certo. Por isso o Google AdWords é uma excelente opção para quem quer promover seu produto, serviço ou site de maneira direcionada, segmentada e também mensurável.

Esse momento de interesse possui um grande potencial, já que, se uma empresa possui a solução para algum problema, nada mais relevante do que estar lá e estar disponível para resolvê-lo.

No Brasil, o Google detém em torno de 96% do market share de pesquisas! O que já é motivo suficiente para que a sua empresa, pequena ou grande, deseje exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa do Google.

Fonte: Administradores.com.br
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