Conteg Contabilidade

Cliente

Digite seu usuário e senha para visualizar seus relatórios:

18/04/2018

INSS usa até redes sociais para identificar fraudes

 

.

A perícia do INSS flagrou um segurado que fraudava o sistema e recebeu o auxílio-doença, indevidamente, durante dez anos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o homem de 33 anos, que mora em Olinda (Pernambuco), afirmava ter câncer nos pulmões e nos brônquios desde 2008. Entretanto, auditores constataram, por meio do Facebook, que o beneficiário trabalhava como personal trainer e participava de maratonas, todas devidamente postadas na rede.
O segurado recebia o benefício desde os 23 anos de idade e, segundo consta em documentação, exercia a função de motociclista quando o auxílio-doença foi concedido, em 2008. Por motivos de confidencialidade, a pasta não informou quanto foi pago ao segurado durante uma década de afastamento. Também chamou a atenção dos auditores o caso de um homem de 47 anos, considerado cego de um olho e com pouca visão do outro, que renovou a habilitação de motorista em 2017.
O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, citou como exemplo o caso de gestantes que receberam auxílio-doença por estarem hipertensas durante a gravidez, mas que continuaram com o benefício por dez anos. “Encontramos pessoas absolutamente saudáveis no momento da perícia, que tinham direito ao benefício no momento em que ele foi concedido, mas que se acostumaram e se acomodaram nessa situação”, disse ele, para quem houve “desleixo” na gestão dos recursos públicos. Segundo ele, o pente-fino encontrou 552,9 mil benefícios de auxílio-doença que não passavam por revisão havia mais de dois anos, sendo que a regra é a cada seis meses. Beltrame estima que a revisão de benefícios deve gerar uma economia superior a R$ 20 bilhões até 2019.

 

Fonte: JORNAL CONTABIL
<< Voltar
Site Contábil W2O Softwares para InternetConteg Contabilidade
Tel. (47) 3531-6900 - Rua Acadêmico Nilo Marchi, 51 - Sala 01 - Centro
89160-075 - Rio do Sul - SC
Acessar o Webmail